top of page

Companheiros de Jornada, com Eliseu Frechou

Confira as aventuras de um universo vertical!



Era o ano de 2013. Eu estava ensaiando o projeto de abrir uma empresa de aventuras voltada para trekkings e precisava reciclar meus conhecimentos sobre primeiros socorros, navegação com carta topográfica, segurança, normas e contratos, legislação de turismo outdoor, etc.


Uma das reciclagens que eu não via a hora de começar era a de escalada em rocha. Minha habilitação foi feita no exército, nos anos 80, e muita coisa tinha mudado. Procurei me informar sobre qual era o melhor curso e o melhor instrutor da matéria, e me indicaram um tal de Eliseu Frechou, em São Bento do Sapucaí, diretor e guia na MONTANHISMUS. Fiz os cursos básico e avançado com o Eliseu, e realmente deu para perceber o quanto este cara é diferenciado.


Dois anos depois do curso, a Latitude 51 já estava funcionando, e virava e mexia eu encontrava o Eliseu pendurado em algum lugar na Mantiqueira, dando cursos, abrindo vias ou escalando para se divertir. Alguns dias atrás, resolvi visitar o Eliseu na sua cervejaria, a BAUZEIRA, e pedir autorização para postar uma publicação no Instagram a respeito da sua história e de tudo que ele fez pelo montanhismo brasileiro.



Pedi um resumo da sua vida como escalador e da criação da MONTANHISMUS para poder inserir neste texto... impossível resumir!!!!!


Tem tanta história, tanta aventura, tanta conquista, tanta realização que dava para fazer uma enciclopédia do tamanho da BARSA (só a velharada vai saber o que é isso). O cara escalou o mundo todo, abriu vias para todo lado, escreveu durante muitos anos um dos melhores jornais de montanhismo do Brasil, formou milhares de escaladores, escreve matérias, livros, manuais de escalada, é fotógrafo premiado, cinegrafista, montou uma cervejaria, está no YouTube com seu seriado “PROFISSÃO MONTANHISTA”, foi amigo do Sergio Beck!!!!!! É muita história!!!!


Passamos algumas horas batendo papo, e foi só coisa boa. Foi um prazer enorme ter a oportunidade de reviver uma parte muito importante da história do montanhismo brasileiro.


Para saber um pouco mais sobre esta lenda, acesse:


Acompanhem o Eliseu também no YouTube: Profissão Montanhista.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page