Campo Base Everest
Uma jornada pelos povos da montanha!
Integração de opostos. Comunhão entre força e delicadeza, entre a dureza da vida nas montanhas e o sorriso ingênuo de seus moradores, flores nos campos mais baixos e a aridez das planícies altas e geladas, o caminhar das trilhas e o chegar no calor de uma xícara de chá, o olhar para abismos interiores e o olhar para os picos mais altos do planeta. As forças da natureza, que através de um choque de placas terrestres elevaram as maiores montanhas da Terra, comungam com a delicadeza de um povo que sorri com a ingenuidade de criança, que nós ocidentais já perdemos.
É para esta jornada que convidamos você: permitir que o poder de cada respiração, de cada passo, de cada riso, revele em você a força necessária para vencer cada etapa desta expedição.
Este trekking nos leva através de um dos cenários mais lindos de nosso planeta, até o campo base do Everest. Nesse caminhar, nas trilhas centenárias dos povos dos Himalayas, descobriremos mais do que vistas espetaculares e o encontro com as montanhas mais altas do mundo. Iremos também mergulhar numa cultura milenar muito diferente da nossa, onde a forma de ver o mundo é outra.
É esse encontro, de culturas e montanhas, que faz deste trekking o mais especial.
Próximas saídas:
2026: 22/11 a 12/12
Dificuldade:
a partir de 5.600 USD
sujeito a variação do dólar | valor para quarto duplo ou triplo




-
1° Dia (22 nov) – Chegada a Katmandu
-
2° Dia (23 nov) – Katmandu
-
3° Dia (24 nov) – Katmandu
-
4° Dia (25 nov) – Vôo de Katmandu a Lukla - Monjo
-
5° Dia (27 nov) - Monjo - Namche Bazaar
-
6° Dia (28 nov) – Namche Bazaar – Thamo
-
7° Dia (29 nov) - Thamo – Kunde
-
8° Dia (30 nov) - Kunde – Dole
-
9° Dia (01 dez) - Dole - Machermo
-
10° Dia (02 dez) - Machermo - Gokyo
-
11° Dia (03 dez) - Gokyo - Portse
-
12° Dia (04 dez) – Portse - Dingboche
-
13° Dia (05 dez) - Dingboche - Pirâmide
-
14° Dia (06 dez) – Pirâmide - Gorak Shep – Capa Patar - Gorak Shep
-
15° Dia (07 dez) – Gorak Shep – Campo Base - Pirâmide
-
16° Dia (08 dez) - Pirâmide - Pangboche
-
17° Dia (09 dez) - Pangboche - Namche Bazaar
-
18º Dia (12 dez) - Namche Bazaar - Monjo
-
19° Dia (10 dez) - Monjo - Lukla
-
20° Dia (11 dez) - Vôo de Lukla – Katmandu
-
21° Dia (12 dez) – Vôo de retorno ao Brasil
O que acontece em cada um dos dias
-
1° Dia – Chegada a Katmandu e traslado ao Hotel Nepali Ghar, no bairro Thamel
Iremos revisar os equipamentos de trekking de cada pessoa ao chegar no hotel. Pequeno passeio pelo Thamel, o bairro turístico de Katmandu com sua infinidade de lojas, restaurantes e bares.
-
2° Dia – Dia livre em Katmandu
De manhã, passeio a pé pela Durbar Square, a praça do antigo palácio real, onde iremos mergulhar na arquitetura e cultura locais. À tarde, terminaremos de revisar o equipamento de trekking, para comprar ou alugar o que estiver faltando.
-
3° Dia – Visitas em Katmandu
Pela manhã, visita a Pashupatinath, templo dedicado a Shiva e local de cremações. Em seguida visitaremos o maior templo budista, Boudnath. Resto do dia livre.
-
4° Dia - Voo de Kathmandu a Lukla (2800m) e caminhada a Monjo (2800m)
Este famoso vôo, por si só, é uma experiência incrível pela sua beleza. Iniciaremos nosso trekking em Lukla e caminharemos em torno de 5 horas até Monjo (2800m). Neste trajeto, a vegetação ainda é rica, com árvores maiores e plantações, porém já estaremos avistando as grandes montanhas do Himalaya. Iremos seguir ao lado do rio Dudh Kosi até nosso lodge em Monjo.
-
5° Dia - Caminharemos por aproximadamente 6 horas até Namche Bazaar (3400m)
Esse é um dia um pouco mais exigente devido ao ganho de altitude (600m) e por estarmos ainda nos acostumando com a rotina do trekking. Seguiremos em um ritmo tranquilo, para que nosso corpo se costume à essa altitude. Tarde livre para passearmos por Namche, um interessante vilarejo no Vale do Khumbu, com suas lojas de equipamentos, artesanatos e cafés.
-
6 ° Dia - Caminhada em torno de 4 horas até o vilarejo de Thamo (3440m)
Esse é um pequeno vilarejo e pouco visitado. Iremos visitar o mosteiro de Laudo, a 3800m. Passaremos algumas horas em Laudo, para conhecer um tradicional mosteiro e também para nossa aclimatação. Retornaremos a Thamo, onde passaremos a noite.
-
7° Dia - Deslocamento para Kunde (3800m)
Iremos caminhar em torno de 4 horas até Kunde (3800m). À tarde faremos uma caminhada de aclimatação e voltaremos ao nosso Lodge. Estamos nos adentrando cada vez mais no Vale do Khumbu e a vista das montanhas não poderia ser mais espetacular!
-
8° Dia - Caminhada de 6 horas a Dole (4090m)
Entraremos no Vale de Gokyo, tendo ao fundo o Cho Oyu, ou Deusa Turquesa, com 8.201m - a sexta maior montanha da Terra. Será um dia mais difícil devido às subidas e descidas que se alternam ao longo do trajeto. Porém, a sensação de estar cada vez mais perto das montanhas vão valer o esforço.
-
9° Dia - Caminharemos por 3 horas aproximadamente até Machermo (4400m)
Este será um dia mais curto e muito bonito. A mudança na paisagem vai ficando cada vez mais evidente: as montanhas estarão muito mais próximas e, devido à altitude, a vegetação vai se rareando. À tarde faremos uma caminhada de aclimatação e retornaremos ao nosso Lodge.
-
10° Dia – Seguiremos a Gokyo (4750m), nosso próximo vilarejo, por 4 horas
No trajeto, passaremos pelos incríveis lagos de Gokyo. Depois de nos acomodar e ter um descanso, faremos mais uma caminhada de aclimatação, que nos levará a uma das vistas mais incríveis de todo o percurso: iremos ver algumas das montanhas acima dos 8.000m de altitude, como Everest, Makalu, Lhotse, Cho Oyu. Retornaremos ao nosso Lodge.
-
11° Dia - Caminhada de 8 horas até Portse (3850m)
Este será um dia mais longo em termos de distância. Iremos percorrer em torno de 17km, porém perdendo altitude - e por isso, não será tão cansativo.
-
12° Dia - Caminhada de 4 horas a Pangboche (3985m)
Neste dia, voltaremos a caminhar pelo Vale do Khumbu, que leva ao campo base do Everest.
-
13° Dia – Pela manhã, caminhada de 3 horas até Dingboche (4410m)
Este vilarejo é o vilarejo mais alto do Khumbu, com habitação permanente e fica em frente a uma das mais belas montanhas do Himalaya, o Ama Dablan.
-
14° Dia – Iremos caminhar de Dingboche até a chamada Pirâmide
A Pirâmide é uma base de pesquisa italiana no formato de pirâmide, a 4930m de altitude. Faremos a caminhada em aproximadamente 6 horas. Este será um dia duro devido à altitude. Iremos passar pelo Memorial Sherpa, um lugar onde os guias locais (chamados de sherpas) que faleceram ao escalar o Everest, são homenageados. É um lugar que nos leva à contemplação, com suas vistas espetaculares, e também à reflexão da impermanência de tudo o que existe…
-
15° Dia – Hoje caminharemos até Gorak Shep (5150m)
Aqui passaremos nossa noite com maior altitude. A caminhada será curta, em torno de 2,5 horas. Almoçaremos no lodge e após um descanso, iremos subir o Kala Patar (5550m). Esta crista está logo à frente do Everest, Lhotse e Nuptse. Iremos nos preparar para ver o por do sol deste ponto privilegiado - e com certeza será um dos momentos mais marcantes de todo nosso trekking!
-
16° Dia – Hoje seguiremos até até o Campo Base do Everest (5300m)
Será um dia exigente (em torno de 7 horas), tanto pela distância e pelo terreno, quanto pela altitude. Iremos caminhar pela moraina lateral do glaciar do Khumbu até cruzarmos sua geleira. Continuaremos seguindo por entre gelo e pedras até chegarmos no campo base do Everest. Nos meses de abril e maio, este local se transforma numa pequena cidade, que recebe todos que irão tentar a subida de um destes gigantes do Himalaya! Retornaremos a Gorak Shep e de lá desceremos para dormir na Pirâmide.
-
17° Dia – Iniciamos nosso caminho de retorno. Hoje seguiremos até Pangboche (3950m)
Será um dia de 6 horas de caminhada, predominantemente de descida. Iremos também sair da faixa de altitude acima dos 4.000m, o que nos traz mais energia!
-
18° Dia – Caminhada de 7 horas de duração de Pangboche até Namche Bazaar
Vamos aproveitar mais uma vez este vilarejo!
-
19° Dia – Neste dia, seguiremos até Lukla
Será nosso último dia de caminhada! Será um dia longo, de 7 horas de caminhada. Porém, a sensação de ter este sonho realizado faz este dia ser especial.
-
20° Dia – Hoje teremos nosso vôo de retorno a Kathmandu, pela manhã.
Nos despedimos mais uma vez das montanhas do Himalaya! Teremos nosso transporte até o hotel e a tarde livre.
-
21° Dia - Transporte até o aeroporto e vôo internacional
Já está na sua viagem:
-
Acomodação no hotel citado ou similar, em quartos duplos, com café da manhã;
-
Vôos domésticos;
-
Entradas nos templos especificados no roteiro;
-
Transporte especificado no roteiro;
-
Permissão de trekking;
-
Acompanhamento da guia Lisete Florenzano a partir de Katmandu;
-
Alimentação completa durante o trekking;
-
Equipe de apoio com carregadores e guias locais. Cada pessoa terá direito a 15 quilos de equipamento a ser levado pelos carregadores. Uma taxa adicional será cobrada pelo excesso.
O que você precisa providenciar e pode contar com nosso apoio:
-
Vôos internacionais;
-
Alimentação fora do trekking;
-
Bebidas engarrafadas e sobremesas durante o trekking;
-
Banhos durante o trekking (custam em média US$ 4,00 por banho);
-
Taxas de embarque;
-
Vistos;
-
Gorjetas;
-
Recarga de eletrônicos (custam em média US$ 4,00 por hora);
-
Qualquer item não citado acima.
![]() Lisete FlorenzanoA sua guia desta viagem |
|---|
Lisete é formada em Engenharia Mecânica pela USP, campus de São Carlos, com mestrado em Bioengenharia. Possui especialização em Psicologia Transpessoal pela Unipaz-SP. Trabalha como guia de montanha e psicoterapeuta transpessoal.
Sempre esteve ligada a esportes outdoor e viagens e isto se tornou seu estilo de vida quando, em 97, começou a escalar em rocha. Em 98 foi sozinha ao Nepal, onde passou 3 meses fazendo trekkings e conhecendo a cultura local, além de cursos de meditação e estudos budistas. Fez também importantes viagens pela Austrália e Nova Zelândia (onde passou 10 meses viajando de bicicleta e escalando em rocha), Argentina, Tailândia, Bali, China, Grécia, França, Espanha, USA e outros, sempre com o intuito de integrar atividades outdoor, desenvolvimento pessoal e descoberta de novas culturas.
Em 2010 inicia sua carreira como guia de trekking e escalada em alta montanha. Começa também a trabalhar com educação ao ar livre, levando adolescentes em expedições na Serra da Mantiqueira. Desde então já guiou grupos de brasileiros em trekkings ao Campo Base do Everest, Annapurna e Manaslu no Nepal, expedições no Marrocos, Mongólia, escalada do Monte Kilimanjaro (Tanzania), Aconcagua e ao Cordon del Plata (Argentina), ao Mont Blanc (França) e Mt. Elbrus (Rússia).
Em 2013 entrou para o seleto grupo de escaladores brasileiros a culminar uma montanha com mais de 8.000m, tornando-se assim a quarta brasileira a escalar um dos gigantes do Himalaya, o Cho Oyu, com 8.201m.
Inicia seus trabalhos como Terapeuta Transpessoal em 2019, fazendo atendimentos individuais dentro da abordagem transpessoal. Utiliza ferramentas como Mandalas, Eneagrama e elementos da Ecopsicologia e da DEP em seu trabalho.






